... | translate | to | your | language | ...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Audição




Nossos sentidos não fazem parte de nós à toa. Todos eles têm um significado singular e peculiar, sendo fundamental para um equilíbrio e bom funcionamento do restante do nosso corpo.



A audição tem seu papel num campo onde todos nós nos rendemos: a música! Desde que o homem criou através do som um significado, ela tem caminhado junto dele por várias e várias gerações. Batuques, cordas, sopros ou por meios externos, como o som das ondas quebrando na beira da praia, ou dos pássaros que o harmonizam e dão um toque diferenciado ao som emitido, etc. Somos de certa forma escravos da música. Ainda não ouvi falar de quem não goste de música (não estou classificando gêneros) em geral.


Com a introdução da voz e das letras, a música foi conquistando novos horizontes, fazendo com que histórias fossem contadas através dela, sejam de amores, críticas, políticas, orações ou poemas. Não entra e nem cabem aqui as pseudo-músicas que as gravadoras capitalistas empurram aos ouvidos da maioria da população ainda não tão esclarecida, culta ou interessada. Ate mesmo na dance music [área afim minha] encontram-se porcarias de péssimo gosto, que eu me recuso a ouvir. Também vale citar também as grande pérolas da mpb, pop nacional e internacional, e por aí vai...


Algumas músicas nos encantam pela sua melodia e arranjo, outras tantas são feitas com tanto zêlo que a letras se encaixa m perfeitamente, como se ela sempre existisse, independente do seu tempo.


Como de um centro e longo tempo pra cá o dinheiro fala mais alto do que tudo, acabamos por deixar de conhecer e apreciar muitas obras tanto nacionais, como internacionais, sejam elas cantadas, instrumentais, eruditas, etc. Cabe a cada um que se sentir interessado em procurar conhecer o que há de bom para se ouvir, uma vez que pra música não existe tempo. Quando ela nos encanta é como um encanto eterno, seja ela atual ou não. A boa música é atemporal.


Ouça de tudo... música clássica, pop, erudita, eletrônica, regional, mundial, intimista, leve ou pesada... conheça todas... e filtre o que te agrada ao coração. Se seu gosto é popular, não se acanhe, pois pode ser que você descubra peças relevantes, que façam alguma diferença. Se for refinado, não se ache superior e nem critique que não aprecia ou não conhece.


Música faz bem pra alma e pro coração. Ela te traz alegria, te lembra bons (e outros nem tanto) momentos, te faz desabafar, rir, chorar, gastar energia, dançar, reavaliar atitudes ou apenas para um bom relaxamento. Cultive o hábito de ouvir (boa) música. Você só tem a ganhar.




"As palavras podem mentir, os homens fingir, mas a música é incapaz de nos enganar"







[link na fita cassete]








...

.

.

.


5 comentários:

Larissa disse...

Poxa... "falou" minha língua. Tantas vezes já falei lá no blog e repito: Sou uma eterna apaixonada por música. Amo vários estilos não consigo imaginar uma pessoa que não goste de música... mas eu te digo: existe.
A música muitas vezes fala o que queremos ouvir, nos faz sentir sentimento em cada som!

Bom demais ;)

=**

Anônimo disse...

As músicas tem um sentido inconsciente, nos recordam de emoções, sensações e sentimentos passados. Nos anima , confortam,deprimem,revigora,e muito mais.
São mensagens da alma para os mais poéticos!!
Obrigada por me acompanhar!!! Volte sempre viu!!
bju!

tiagomaçon disse...

eu vivo de musica, sou totalmente musical, ouço um pouco de tudo, mas com o tempo fui ficando mais brasileiro, e ouvindo muita coisa nacional, e muitas musicas vão marcando situações e acabam fazendo parte da minha vida...

Daniel Savio disse...

Bem vindo de volta menino VDJ, e belo texto de música, sendo que há nicho para tudo, pois somos tão complexos que sempre haverá uma música para o momento que estamos passando.

Fique com Deus, menino.
Um abraço.

VÍTOR FARIAS disse...

Gosto de música, vivo de música, mas prefiro as palvaras - mesmo sabendo que boa parte das canções estão permeadas de boas letras. Prefiro as palavras, principalmente quando são dóceis, amáveis... Vivamos do som de boas palavras que afagam nosso coraçao: quando nos prendemos à coisas pequenas e tristes, nem mesmo os mais belos sons nos apontarão o caminho. Ouçamos OBRIGADO, POR FAVOR, EU TE AMO... O coração agradece.