... | translate | to | your | language | ...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Infância...



O dia das crianças passou e alguns dias depois estava eu navegando Internet afora quando li um texto interessante  - do blog Era uma vez - de um pai que deu um Ferrorama* [foto]  aos filhos. Eles acharam legal, mas depois da segunda volta eles desencantaram e foram para o video game.

*Ferrorama - trem à pilha que percorria um circuito fechado (para quem não conhece) 

Não sou pai - pelo menos ainda não - mas se tivesse filho(s) talvez teria passado pela mesma situação, no caso.  Muitos brinquedos tentaram renascer, mas assim como o Ferrorama, a fantasia deles foi de outra época, onde tinham um encanto diferente, uma forma diferente de ver o movimento do trajeto, enfim...
 
Tive dois Ferroramas (modelos XP300 e XP600) e nunca enjoava de montar, inventar novos trajetos, ligar os dois trens na mesma pista, ou seja, minha imaginação e felicidade era montar toda aquela parafernalha, deitar no chão da sala, ver aquele movimento todo e as infinitas de voltas que os trens davam até as pilhas descarregarem.
 
Bons tempos...

Hoje as crianças têm pressa. Querem dinamismo, querem resultados já.
Também tive video game (Atari, na época), mas nunca deixei outras brincadeiras de lado, como pega-pega, pique-esconde, andar de bicicleta, ou mesmo em casa com meus Ferrorama's, Autorama ou outro brinquedo qualquer que trabalhasse mais a mente, como os famosos Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Ludo, etc.

Tive a sorte de viver em tempos onde a infância tinha um lado mágico com os brinquedos, nas brincadeiras em geral, nos programas infantis, nos desenhos animados e também, é claro, na escola. Vivi cada tempo dessa infância com toda a intensidade necessária para que minha memória fosse alimentada e hoje lembrar de muitas, muitas coisas com uma saudade gostosa.

A interação, a inocência.... nosso comportamento era de uma forma pura e o limite era a nossa imaginação. Não desejaria que essa tipo de infância voltasse, até porque seria impossível, mas gostaria sim que na infância de hoje - e as próximas que virão - as crianças não perdessem o sentido real de viver a fantasia, de ter prazer em ser criança de fato, como fui.



.

.

.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ha! tempos bons era minha infância, lembro com muita saudade, poder correr na rua e brincar sem medo da violência ou de acidentes... Otimo Texto..


Charles Valamira

Anônimo disse...

Tenho orgulho de ter tido minha infancia na decada de 90...pegamos o melhor dos dois mundos.Mas o que realmente marcou foi os passeios de bicicleta ao redor do bairro...banhos de chuva,quebra-cabeças,estilingue e outras coisas...

Pathy Carvalho disse...

Caramba Paulinho...falando em infância eu lembrei de algo que marcou nossa 8ª série. Lembra do nosso desejo de montar (em grupo) uma boate onde você seria nosso DJ? Bom...fico feliz por você ter seguido teu sonho. Eu por outro lado ainda me pego pensando na construção da boate. Quem sabe um dia eu ganhe na Mega Sena? Beijos. Adorei o post.

Daniel Savio disse...

Infelizmente, são outros tempos, tempos que não reconhecemos nem a nós mesmo (se bobear) devido a quantidade louca de trabalho que temos...

Fique com Deus, menino VDJ.
Um abraço.

David Ramos disse...

Ola Paulo... Fiquei honrado de ver meu blog linkado aqui!!
Brigadão!
Mas vamos aos comentários sobre os fatos...
Nem preciso dizer como concordo com vc! afinal passei na pele tudo isso! Mas veja, os meus pimpolhos cresceram e perceberam as coisas da vida... hoje me deparo com eles montando parafernalhas para os primos mais novos e tendo as mesmas frustrações que eu tivera com eles... eu acho que isso é um karma familiar!

Abraços

Cris Medeiros disse...

É, o mundo simplesmente muda e nunca digo que era pior ou melhor em tal época, como muitos saudosistas meio irritantes que ficam repetindo eternamente que na épooca deles tudo era melhor...

A minha infância foi num lugar bem rural, a gente via cobras, animais bem estranhos, subíamos em árvores, não sabíamos o que era violência do que jeito que é hoje.

Então altas horas da noite os pais estavam na calçada conversando e os filhos brincando na rua....

Se era melhor? Não sei, sei que eu gostei muito da minha infância... rs

Beijocas

Eri disse...

*-*
Meu primo tinha um desses e eu vivia brincando :)

Atreyu disse...

Vico!!!

Nunca tive um Ferrorama, o meu era de carros de corrida U.U’

[surto] Mas eu achei esse brinquedo Europeu, Cult e Phyno! Mas acho que é dá época que todo mundo queria sair de trem como os personagens do cinema antigo, com aquelas roupas Vintages e atravessar um país inteiro dentro de um trem com uma Mala quadrada e cheia de adesivos. #JáQuero fazer isso NOW! [/surto]

Enfim!!! Muuuitas saudades! Shaaü .-.

Larissa disse...

aaah que nostalgico. me pego muito pensando nisso, e me acho velha mesmo estando na flor da idade... mas é que tudo muda tão rápido, evolui (será?).
Compartilho das suas opiniões, sou saudosista!

Iva Silva disse...

Infãncia.. que saudade!Até os gostos,cheiros eram melhores!
Gosto dos bolos que a vovó fazia,o cheiro da terra,logo que começava á chover.
Brincadeiras sem fim...faz de conta,lembranças boas que sempre estão dentro de mim ! Bjs !