... | translate | to | your | language | ...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Comporte-se

[[[ mix de auto-crítica com o cotidiano - não é 100% pessoal ]]]




Tenho pensado no que a palavra solidão tem significado no dia-a-dia comum. Já falei de outros assuntos relacionados a comportamento, de cada um na sua, etc e tal. Mas ultimamente tenho pensado muito nisso. Somos mais de 6 bilhões de habitantes humanos nesse pequeno planeta, 180 milhões só no Brasil, pouco mais de 600 mil no Acre e cerca de 320 mil habitantes aqui na capital, Rio Branco. Uma cidadezinha com pose de metrópole!

Mas e aí? Tanta gente no mundo... faz diferença quando são apenas números?

É... Sentir-se sozinho é uma merda mesmo! Não digo só de mim, pois tenho meus períodos de t.p.l. [tensão pré-lundun (coisa minha)]. E todos têm períodos assim. Quantas vezes, em meio a ambientes aglomerados, shows, shoppings, feiras, o que for, nos passa pela cabeça “o que é que to fazendo aqui...” e dá vontade de gritar “socorro, quero sumir!”. É súbito, acontece sem a gente querer, sem a gente saber, somente acontece. Sentir-se isolado.

O individualismo globalizado dessa nossa geração nos exclui de muitos mundos, de muitos nichos que, se a gente não se adaptar, não correr atrás, não se atualizar, não se entrosar, aos poucos vamos sendo excluídos. E não é só em campos profissionais ou intelectuais. Eu mesmo passo anos sem ver alguns parentes, não porque não quero, mas por opção mesmo, sem ressentimento, nem culpa. Daí você lê isso e pensa por outra perspectiva: e porque eles também não te procuram? Eles podem não querer também, opção deles!

Agora com amigos (há!) a coisa muda de figura.

Observando algumas experiências próprias, alheias, alguns filmes, novelas, seriados e reportagens em todas as mídias a respeito disso, vejo que as amizades estão muito volúveis hoje. Se eu tenho algo bom pra oferecer, eu sou visado, lembrado ou mesmo bajulado. Se não tenho ou se por motivo de força maior preciso ficar recluso, sou abandonado [acho que já escrevi isso em outro post – nossa, que coisa deprê!]. Não sei se você entende o que quero dizer. Às vezes de tanto correr atrás eu canso, porque fico sempre atrás. E cansar disso me faz querer não correr mais. E quem deveria ser alcançado acaba indo embora, pois não percebeu que tinha alguém o procurando. Aí vem... a decepção. Tento me policiar para não criar expectativas com muitas, muitas coisas no decorrer da minha vida. Mas sou imperfeito, e caio em algumas situações que não deveria – mas assim vou aprendendo. E não é apanhando na vida que se amadurece [ou se revolta]? Ainda estou em processo e muita gente também, ô!

Saudade do colo-de-mãe...

Melhor sozinho do que mal acompanhado? Com certeza! Embora nem sempre estar sozinho signifique auto-suficiência [eu hein! pé de pato, bangalô, três vezes! isola!]. O estar sozinho não contextualiza solidão. Uma coisa nem sempre tem a ver com a outra. Solidão interior é pior do que solidão física. Pode ser carência? Talvez sim, talvez não. É confuso, né!? Erramos em querer enxergar nós mesmos nas pessoas próximas de nós [nos amigos], mas esquecemos que a diferença é que nos atraiu a eles. Gosto e preciso da minha individualidade, como também de pessoas. Gosto de ter meus momentos de estar sozinho, mas não gosto de sentir solidão. Não mesmo.




.

.

.

13 comentários:

Cris Medeiros disse...

To nessa de antes só do que mal acompanhada e foi triste constatar o quanto andava mal acompanhada...

Bjks

Tchu Mendonça disse...

"A vida é tão curta para ser desperdiçada"

Quebre a rotina, reveja seus conceitos, seja menos seletivo...viva a vida como se não houvesse o amanhã... aproveite os momentos pois a felicidade é composta deles!!!

As vezes é preciso passar por cima de dores e vontades para mas tarde ver que algumas loucuras valeram muito a pena... nunca vai sair perdendo... pois nem que seja uma lição vai ganhar...aprendizado constante... VIVA A VIVA... Não se entregue as regras... tenha espirito jovial... reinvente-se!!!


amigo de sempre...sempre!!!

Unknown disse...

Opaa...te vi no blog do Tiago e vim aqui da um alo....gostei do seu post cara...parabens mesmo...
Solidão velho essa palavra devia ser banida..na vida nos seres humanos nunca podemos ficar sozinhos e achando que é o fim do mundo para as coisas.....
Erros aconteceram mas a solidão nao....so buscaremos felicidades...

abraçao

Anônimo disse...

Nem sempre estar acompanhado..é não estar sózinho...!Parece contra-
senso, mas não é ...
Temos uma necessidade de ser amados, compreendidos, aceitos...e nem sempre podemos sentir isso.
Ainda bem que dentre a multidão, nos surgem alguns amigos verdadeiros, quenão estão preocupados se vestimos grife ou não..veem o nosso coração...entendem a nossa alma ! bjs á você amigo !

tiagomaçon disse...

jA TIVE TANTOS MOMENTOS DE SOLIDÃO, E CADA UM FOI DIFERENTE, ACHO Q É QUE NEM AMOR, DEPRESSÃO, BEIJO, CADA UM É UM, ANO NUM DESTES MOMENTOS, MAIS ESTOU BEM, ESTOU TENTANDO CURTIR MINHA SOLIDÃO AOS POUCOS, SENTIR FELIZ APENAS COMIGO, CURTIR EU, APENAS....
ALIAS SOLIDÃO INTERNA É FALTA DE PRAZER DE ESTAR CONSIGO PROPRIO...

MAS SOU UM CARA DO POVO, ADORO ESTAR COM MUITAS PESSOAS, FICAR EM FESTAS, CERCADO DE PESSOAS CONHECIDADS E DESCONHECIDAS...MAS CONCORDO PLENAMENTE COMO AS AMIZADES ESTÃO VOLUVEIS, PESSOAS QUE SÃO PROXIMAS EM UM DIA E NO OUTRO PARECEM DESCONHECIDOS.....ESTOU ATÉ FAZENDO UM POST SOBRE ISSO....

ABRAZZZ

Rafael Abreu disse...

Ultimamente a bebida e o cigarro (que soh fundo quando estou triste) sao meus amigos e conselheiros...

Cara de 30 disse...

Teve um momento da minha vida, há bastante tempo, em que me vi sozinho. Era uma solidão física e espiritual que precisei enfrentar para mudar alguns conceitos e seguir em frente.

Em outro momento, optei por estar sozinho para me reestruturar. Mas dessa vez era somente um sozinho afetivo. Fiquei perto de um ano sem me envolver com ninguém sério e isso me deu uma força que até hoje agradeço a mim mesmo por ter feito isso.

Existem muitas formas de se estar ou de se sentir sozinho. Já experimentei algumas delas - inclusive essa de se ver em uma multidão, completamente sozinho. Na hora, naquele momento, não temos condição de ver o quanto a solidão pode fazer bem para nós mesmos no futuro.

Pare, reflita e veja onde quer chegar. Se pensar que a sua solidão de hoje pode ser benéfica ao seu futuro, aposte nela. Caso contrário, procure interagir de alguma forma com a sociedade e deixe de ser só.

Mas isso tudo é só a minha opinião...

Anônimo disse...

oi querido.
amei teu blog.
quando puder, visita o meu?
moraes.adriana.zip.net/

bjinhusssssssss

Unknown disse...

Opaa e ai meu amigo...como já tinha comentado o seu post...venho agradecer sua visita.....
obrigado mesmo...
abraçao

Pitty que Pariu disse...

É ... solidão de multidão. É mais do que mera solidão, é desamparo.

Su disse...

Amei tudo por aqui!
Mas mesmo sozinho... apaixone-se todos os dias!!
é preciso paixão na vida!
Bjosssssssss

Luma Carvalho disse...

menino, adorei teu texto! muito mesmo! esse lance de solidão, de não se sentir parte do mundo, é mesmo algo doido demais de sentir... e como me sinto assim! querendo voltar a ser criança quando tudo era mais colorido e qualquer problema se resolvia no colo da mãe... mas, sou adulta (pelos menos diz isso a ciência) e aí, resta a fazer o que talvez sugere DRUMMOND "um dia desses eu separo um tempinho e ponho em dia todos os choros que não tenho tido tempo de chorar"

beijos na alma
com sabor de "passa lá em minha casa-blog, de repente a gente pode fazer companhia ao outro falando versos e besteirinhas e tomando um café quentinho, que tal?"

luciana
luma
lua

:.tossan® disse...

As vezes a minha casa é um entra e sai de gente, visita e mesmo assim me sinto na solidão no meio de uma porção de gente!
Vc escreve muito bem!