... | translate | to | your | language | ...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Classifique




Estava olhando umas listas estranhas na Internet e me deparei com uma pergunta: por que fazem sempre as listas dos 10, 25, 50, 100, 500 e 1000 melhores "alguma-coisa" da atualidade ou de todos os tempos? Sempre números inteiros. ¬¬


PS: deveria ser uma coisa mais original, tipo os 47 melhores adesivos de chiclete! ou os 27 piores mousepad's. Tá, viajei!


A revista Forbes, por exemplo, a cada período, faz uma lista dos mais ricos, as vezes dividindo em categorias, famosos, empresários, homens, crianças, etc e tal. ...Blargh!

Tem lista de tudo o que é jeito. O mais curioso é que há gente tosca profissionais só para isso. E eu me pergunto mais uma vez: que critérios eles colocam para classificar alguém em alguma coisa? O que os caracterizam fodões superiores?

Dias atrás eu estava lendo as lista dos 100 melhors DJ's do mundo e não tinha nenhum brasileiro lá. Nenhumzinho, poxa!!! Agora, os responsáveis pela lista esqueceram propositalmente não pesquisaram sobre os dj's tupiniquins e latino americanos. Temos excelentes produtoes e remixers na Améria Latina e Brasil. Quem sabe eles tiveram a certeza pensaram que aqui não tinha profissional à altura. Hein?? Hein?? Sei...

Numa postagem mais antiga, fiz uma lista das 25 melhores músicas da Madonna. Mas meu critério foi baseado em pesquisas na internet, também sobre a popularidade das músicas, das execuções em rádios, em shows, venda de álbuns, etc, etc ,etc e blá-blá-blá. Não foi tendencioso, mas achei que foi bacana e não quis direcionar ninguém para gostar somente dessas 25 músicas ou reclamasse que faltou essa ou aquela - foi apenas um informativo. Agora, citar pessoas assim porque, sei lá, eu acho que vai ficar legal o nome na lista é no mínimo non-sense.

Lista de filmes, músicas, personagens, seriados... bacana! Aceitáveis. Mas fazer uma lista de pessoas? ¬¬

Posso estar falando merda bobagem. Mas quando vejo listas onde há nome de pessoas, por terem feito isso ou aquilo, penso que quem as criou não tinha nada melhor pra fazer.

Por isso que fico 'cabreiro', desconfiado mesmo quando vejo uma lista de classificação, pois quem a faz, na maioria das vezes privilegia sempre o que lhe é conveniente.



.


.


.

7 comentários:

Unknown disse...

Poucas coisas que fazemos na vida são totalmente dissociadas de nossa personalidade e nossa perspectiva pessoal!!
Sempre"contaminamos" nossos trabalhos com nossas idéias.
Isso é o que acontece nessa coisa de listagem, serve para gerara tendenciosidade,manipular a opinião de quem lê, tipo pesquisa ibope de campanha eleitoral.rs
bju!!

Cris Medeiros disse...

Tem viciados em tudo...

Eu, por exemplo, sou viciada em testes, qualquer um, aqueles que tem em revistas de sala de espera. Eu logo tiro uma caneta e faço! eheheh

Beijocas

Iva Silva disse...

Que critério eles usam ? Vai saber amigo..rsrs
Mas que as vezes acho que são meio
estranho em Nos e em resultados, ahhhh são mesmo !
Bjs amigo !

railer disse...

com certeza, essas listas de pessoas sempre vão favorecer interesses de quem as faz.

não li essa tua postagem sobre madonna. vou procurar. abraços!

Unknown disse...

Tmb penso em criterios ...mas ainda me pergunto ql??
as vezes acham q ate burlam...

abraçao meu amigo

Atreyu disse...

São vários critérios irrelevantes... aqui tem muita gente boa! <<
.
.
.
VICO!!!! Saudades... muitas mesmo... eu acho que você deve tá achando que eu virei um frei budista ou me entoquei dentro de um dique de ufologistas que acreditam que o mundo vai acabar em dezembro desse ano. MAS foi a faculdade que me fez afastar meus dedos do teclado do meu PC mais uma vez... ¬¬³

Tou de volta. Essa semana ainda vai ser corrida, mas esse Domingo finalmente tou respirando livre.

Saudades mesmo de vc.
Bye!!! Até breve...

Unknown disse...

aiii de voltaaa