... | translate | to | your | language | ...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Certezas Incertas

Hoje quero falar pouco, apenas colocar em questão "básica"... o que nos motiva a viver?

É complicado responder, pois muitos vão dizer as mesmas respostas, o trivial [blagh!]. Deus não é razão de viver, idealismo também não - sejamos realistas. Somos escravos do consumismo, mas não vivo por uma cança jeans. Eu não, mas tem gente que morreria por uma. rsrsrsrs.......
Procurar uma razão de viver é o mesmo que tentar entender como nós surgimos. Não vou entrar no assunto do "surgimento do mundo, dos seres vivos", pois não quero ser taxado de louco com minhas idéias e teorias darwinistas - o que muitos discordam.

Enfim...

Todos sabemos que os "amigos são a família que a gente escolhe". E a nossa família biológica é aquela que somos destinados a aguentar o resto da vida. Ouvi dizer há muito tempo e faço questão de falar a quem quiser ou não ouvir: "Família é uma fábrica de loucos!". Daí você pensa, minha família é minha razão de viver? Pra quem é pai, mãe (não pertenço a esse quesito paternidade), até entenderia. Mas sei lá, é tão complexo entender porque nos esforçamos tanto por tão pouco, trabalhamos 30/35 anos, pagando impostos, ganhando o que não seria o adequado, etc e tal... para depois, já cansados, com uma idade (digamos) mais avançada tentar "aproveitar a vida" [?]. Pra quem nasceu em berço de ouro ou teve a sorte de crescer profissionalmente e financeiramente, pode se dar ao luxo de aproveitar mais a vida antes da velhice.

E quem disse que dinheiro não traz felicidade, é porque não encontrou o endereço da loja. Dinheiro traz conforto sim, traz boa saúde, boa alimentação, boas roupas, boas viagens, bons restaurantes, boas bebidas, boas festas... e bons amigos, quando bem escolhidos, é claro. Esse papo de que dinheiro não é tudo, ah, fala sério! Se o mundo não fosse capitalista, até poderia pensar de outra forma, mas se nao fosse o suado dinheiro que ganho para me manter vivo, quem é que pagaria minhas contas, me daria um teto, comida e roupa lavada? Não vamos ser hipócritas e dizer que a elevaçao espiritual é a que nos traz benefícios. Orações e afins podem até trazer paz de espírito momentâneas, mas com certeza elas não cobrem o cheque especial [!]. Pois é... nem o dinheiro pode ser nossa razão de viver, mas que ele faz parte da nossa vida, isso faz.

O que me motiva, ou o que me consola e conforta é saber que tenho pessoas próximas que se preocupam comigo, que jamais me negariam um favor, uma ajuda e que posso mesmo contar com elas, se necessário. Família... bem... prefiro não comentar. Sei que poucos e bons vão estar do meu lado. Pelo menos eu espero.

Em suma, tenhos meus motivos para estar vivo, tenho as pessoas que gosto de estar junto e que me fazem querer estar. Tenho meus sonhos que ainda navegam pela mente em busca da tão esperada realização. Se isso for razão de viver, eu ainda tenho muito que aproveitar/experimentar/conhecer.



E você, sua razão de viver é banal ou é excepcional?
Sem crenças, por favor!


Até a próxima!


.
.
.

6 comentários:

Antônio Neto disse...

Passando p/ deixar registro de visita.
Gde abraço.

Tchu Mendonça disse...

Minha vida é composta de "momentos" sejam eles bons ou ruins, sempre momentos. Viver e não ter a vergonha de ser feliz!

Ylter Magalhães

Je Parle! disse...

Prezado amigo,

Desejando "la bienvenue". Vou acompanhar todos os seus posts.
Um forte abraço e parabéns.
Vilton Soares

Anônimo disse...

Nossa amei seu blog!
Você escreve muito bem...
Mil beijos

Luiz Korsakoff disse...

Minha razão de viver...
Boa pergunta, bons questionamentos (apesar de ser um assunto clichê). Adoro uma série de coisas que exigem dinheiro, umas mais e outras menos, mas ainda assim exigem (ninguém vai aceitar meu lindo sorriso acompanhado de um "muito obrigado" como pagamento por aquele sushi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O que servem naquele restaurante badalado). Entretanto, gosto de coisas simples, acho que o ponto é esse, criar e modificar constantemente seus objetivos de vida, sejam eles quais forem.


(Talvez atualmente o meu seja terminar a faculdade, juntar algum $$, uma mochila nas costas e descobrir a Europa como sempre tive vontade.)

Anônimo disse...

Aprendi muito