... | translate | to | your | language | ...

terça-feira, 30 de setembro de 2008

vanità * - vanité * - vanity *

Curioso (<-<- adoro essa palavra) como somos vaidosos.

Não falo da vaidade de se vestir bem, de ter um sapato legal, um relógio moderno...
Vaidade em si de ser notado, pelo que quer que seja... dentro do que queremos, é claro (e cômodo). Eu, por exemplo, gosto quando vejo que há comentários neste blog porque daí tenho a certeza de que está sendo lido, apreciado, acompanhado, etc.

Uma pessoa gosta de ser elogiada por alguma coisa que ela fez/faz para chamar a atenção, seja por um andar charmoso, seja por algum acessório, um bom texto publicado, uma música bem interpretada, enfim... 'n' coisas que podem encher o ego dela.

A vaidade está aí, na exposição à outrem e à espera da resposta.


Mesmo os reclusos são vaidosos. Pois a vaidade deles está em ser low profile.

Somos escravos do consumo, somos reféns da vaidade. Mesmo porque o espelho tá aí, pra nos dizer se a roupa está legal, se o cabelo está arrumado (ou cuidadosamente desarrumado, como é o meu caso) como ditam as tendências globalizadas. Não adianta fugir, porque ela já nos engoliu.



O nosso processo de evolução é tão lento que tropeçamos em pequenos buracos que nos alertam pra realidade. Não adianta querer não depender de nada, pois não temos grau suficientemente elevado para sermos totalmente independentes.

À propósito...
Quem não quer isso, quem não quer aquilo?
Quem não queria ser isso, ou ser aquilo?
Quem não queria ter isso ou aquilo?


Pra não responder, prefiro ficar calado e me recolher na minha [in]significante vaidade!


__________________________________________________________

fim de setembro



*vanità - vanité - vanity = "vaidade" em italiano, francês e inglês, respectivamente.

.
.
.

5 comentários:

Luiz Korsakoff disse...

O correto realmente é Boîte que significa "caixa" em francês. Mas provavelmente muitos não entenderiam a escrita, por isso resolvi escrever tal qual a maneira como se pronuncia. =)

Bom texto. É um tanto quanto complicado falar sobre vaidades. Eu tenho as minhas, é lógico que eu me sentiria super bem dentro de uma calça diesel com um cinto Vuitton e sapatos italianos, mãs... prezo mais pela minha inteligência do que por externalidades, é a questão do "grana eu tenho, só me falta-me o gramour". No meu caso é "gramour eu tenho, só me falta-me grana" rsrsrs, de qualquer forma, acredito que precisamos tanto do preenchimento do ego que uma boa roupa nos dá quanto o preenchimento de ego causado por um elogio sincero.

Bryce disse...

Como disse o próprio Diabo na pele de Al Pacino, "vaidade, o meu pecado preferido."

Samuel Bryan disse...

me diga alguém q nao ama o seu blog (e escreve regularmente nele) e te direi um mentiroso

é, a vaidade é foda
lushu, puder e gramur pra tudo quanto é lado
nem me repreendo, tem gente q me chama de indie e cult, mas eu adoro Calvin Klein...

nao é nem de longe questão de alienação globalizada, é questão de gosto mesmo
rsrs

gostei do texto
:)

Camila Zanotti disse...

Ameiii o texto!!!! E amoooo demais o autor!!!

Luca Harzög disse...

Foi após ler teu texto que me senti motivado a postar akela nota sobre a turnê da Madonna, pois, afinal, eu tbém tenho minha parcela de vaidade...
rrsrsrsrrs


abraços!!!