... | translate | to | your | language | ...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ser ou não ser ou ser

Em conversa com um amigo, discutimos como as pessoas se comportam em determinadas ocasiões, lugares, circunstâncias. Acho digno dizer "sou assim e meu comportamento é o mesmo em qualquer lugar".

Mas vejamos...

Mudar de comportamento não significa necessariemente colocar uma máscara. Não significa falsidade, neste caso. Há quem tenha 2, 3 ou mais máscaras para se adequar em determinados lugares. Porém há quem goste de viver um pesonagem a cada lugar que passa. Outros não são assim. Eu, por exemplo não posso [e nem quero] ser 100% do que sou no meu local de trabalho, pois preciso manter uma postura mais séria e profissional, sem deixar de ser simpático e cordial. Mas não posso dar brecha para que minha vida pessoal seja discutida em público - não gosto disso. Assim como numa roda de amigos não quero ficar falando dos problemas profissionais, até porque eles ficaram em cima da minha mesa, para serem resovidos quando eu retornar no dia seguinte. Também há situações diversas, como: um colega começa a pregar a religião dele, sabendo que tenho meus pontos de vistas definidos sobre isso, muitas vezes contrários. É muito prolixo entrar num assunto desses - não só de crenças, mas no geral da invasão e da discrição. Não quer dizer que eu use máscaras, mas eu tento me adequar a cada ambiente de uma forma coesa. Sei que é melhor pra mim e isso não significa que eu seja falso ou mascarado. Muito pelo contrário. Adequar é uma coisa, mascarar é outra.

Tudo vai da criação, do meio que você cresceu, da escola, dos colegas que conviveram com você. O que você filtrou de bom e de ruim, o que você adquiriu, assimilou e acabou levando para a sua vida te faz ser o que é hoje. O quanto você influenciou, o quanto você foi influenciado. Todo o meio em que você vive/viveu [família, escola, vizinhos] tem a ver com a personalidade que você tem hoje.

Bom, o que quero dar a enteder é que podemos ser nós mesmos [da melhor forma e mais honesta] em qualquer lugar, e que podemos agir de acordo com o que achamos ser conveniente e/ou necessário. Em suma, sua essência vai ser sempre a mesma e, por mais que só queira viver atrás de uma máscara, não vai conseguir ser/agir/ficar assim 24 horas por dia. Uma hora você vai deixar escapar alguma coisa.

Nem toda pessoa é 100% boa, nem 100% ruim.

Ser você mesmo requer uma boa dose de inteligência, maturidade e força, mesmo sendo o mais simples possível e as vezes aparentemente frágil.



É só!

.


.


.

7 comentários:

Unknown disse...

É surpreendente como o Paulo se parece comigo na forma de pensar. Eu sempre achei que "se adequar" é diferente de "mascarar". Vivemos numa sociedade em que todos os seres são diferentes e portanto, estes não têm culpa de vc ter ponto de vista diferentes dos seus.
Acho que vc tem que ser vc mesmo, mas se adequando às exigências do momento. Isso é ser racional e imprime um certo respeito a quem vc convive. Se adequar às situações, pra mim, quer dizer respetirar o próximo sem deixar de ser vc mesmo. E outra: Vc pode dizer "eu te odeio", de várias formas e com vários tons. Pra mim, TUDO está na forma que se fala, até dizer que a sua religião "não serve".

Larissa disse...

Acredito muito que o fato de você agir de formas diferentes em lugares diferentes e com pessoas diferentes não é usar máscaras.
Certas pessoas admitem certos comportamentos e outras não, e temos que respeitá-las. Algumas tbm fcamos mais a vontade de agir de certa forma... isso é normal.
;D

Cadinho RoCo disse...

O convívio humano requer um certo malabarismo.
Cadinho RoCo

:.tossan® disse...

É verdade tem que ter postura e ser maleável quando preciso. Gostei muito do texto. Abraço

Cris Medeiros disse...

Eu acho completamente possível ser uma pessoa autêntica e ter suas máscaras. Máscaras não são para fingir, quem assim o faz é hipócrita, deixar passar aquilo que está em vc e bloquear o que não vai ajudar naquela situação ou grupo. Máscara é para filtrar!

Beijocas

Anônimo disse...

Concordo com você, se adequar é bem diferente de ter " máscara ".
É normal as pessoas terem que se adequar,á locais,ambientes...não significando que ela seja uma pessoa dissimulada !
Como sempre..muito bom seu texto !

Bronye disse...

olá! Paulo

Prazer conhecê-lo
Ivanete me apresentou vc.

Máscaras servem apenas para esconder algo de nós mesmo.
Devemos é ser sempre autênticos.
abraço bronye