... | translate | to | your | language | ...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Conta pra mim!



O ser humano gosta de histórias. Eu, tu, eles, nós, vós, eles... todos! Quem nunca se interessou por alguma, que atire a primeira pedra! Temos os mais variados contos, gostos e formas das mais criativas e ortodoxas possíveis. Nós necessitamos disso. Na escola, o que aprendemos é algo que ja foi feito, [virou história] documentado e depois passado à nós. Paralelo a isso, temos as revistinhas em quadrinhos, as leituras obrigatórias para as provas de vestibular, os desenhos animados que nos entreteram na infância, as novelas, os seriados, os jornais, enfim, uma gama de opções para vivenciar e/ou aprender com tudo isso.

Nós, brasileiros, somos viciado em novela(s). Confesso que em determinadas histórias eu também acabo acompanhando - confesso. Já nos livros, utilizamos da nossa imaginação, seja lá qual for o tema, para participarmos dessa viagem. Quando li "O Senhor dos Anéis", viajei num mundo fantástico, onde pude tanto me emocionar, quanto filtrar diversos ensinamentos que a história me mostrou, como o valor de uma amizade leal. Nos filmes, alguns deles nos fazem rever algumas atitudes, pensamentos, visões diferenciadas de situações corriqueiras ou ficcionais. Outros apenas nos entretem para passar o tempo. Mas sempre deixam alguma mensagem. Sem esquecer dos teatros, circos, festas... cada lugar tem algo a nos contar, a nos fazer pensar.

No mundo virtual é onde mais encontramos histórias. Desde a notícia divulgada até o diário pessoal de algum blogueiro mais sensível. Necessitamos de saber das coisas. É uma forma de conhecimento. Intelectual ou não, há sempre algo de bom para se descobrir.

Mas isso não significa que eu sou apenas um mero expectador do que me é oferecido. Veja por outro prisma: você, seus melhores amigos, sua família... todos temos uma história. Todos passamos por dificuldades, momentos marcantes, felizes, dias memoráveis que gostamos de lembrar. E o que é melhor, necessitamos compartilhar isso. Por vaidade? Talvez... mas encare como experiência, uma vez que sua história pode inspirar pessoas próximas de você a perceberem melhor algumas nuances delas mesmas.

Esse fascínio que nos faz ser curiosos é um motor que está em funcionamento desde que nascemos.
Resumidas, extensas, tímidas ou exageradas... sempre há uma história a ser vivenciada, presenciada, ouvida ou dividida. O tempo passa muito depressa... Como disse Lulu Santos: "Hoje to tempo voa, amor. Escorre pelas mãos mesmo sem se sentir. E não há tempo que volte, amor. Vamos viver tudo o que há pra viver. Vamos nos permitir". Então viva... pra ter uma história pra contar e compartilhar.

.

.

.

12 comentários:

Anônimo disse...

A vida de cada um, é uma história..
hilária,ou triste...cheia de surpresas...com muitas cores, ou só nuances..
Viver intensamente...essa é a melhor forma !

VÍTOR FARIAS disse...

LI ATENTAMENTE!
GOSTEI!
OS TEXTOS SE CONVERSAM, NE?
COMO SEMPRE, BOM!

Larissa disse...

Realmente... a cada erro, cada acerto, cada ano, cada novo aigo. Tudo gera uma história!
Algumas boas, divertidas. Outras trágicas. Outras inúteis (ou será que não?).
Também "viajei" ao ler O Senhor dos anéis e é muito bom ter uma tarde nos blogs, boas histórias... boas leituras. ;D
=*

tiagomaçon disse...

Muito bom texto, muito bem escrito...

Sou viciado em histórias, gosto mesmo, leio, vejo, mais gosto de ouvir das proprias pessoas, de sentar num pronto socorro e ouvir aquela senhora contar tudo que viveu, de ouvir o que a pessoa acha dela mesma...

falando nisso tenho um lema...qdo estamos muito tristes, é bom alugar um filme de drama, dos mais fortes e se emocionar....se o filme for pior que vc beleza, vc tira de exemplo e pensa existe situações piores que a minha....agora se vc se emocionar e o filme for melhor que sua vida....ai ferro....é melhor dar um jeito rapido....ashahshashahshsa

abrazzzz

Atreyu disse...

Entre erros e acertos a vida vai se escrevendo...
As histórias aparecem e continuam com personagens diferentes, momentos diferentes, roteiros diferentes, mas somos nós! Escrevendo um texto onde não podemos apagar nossos erros, mas tentar reescrevê-los de forma correta.

Unknown disse...

Esse título "conta pra mim" me remete a uma gostosa conversa com quem a gente estima e, só de ouvir boas histórias, já me alegra. Pode ser até uma daquelas conversas que simplesmente surgem perdidas no ar e que, de tanta afinidade que se tem com quem fala ou ouve, ela vai embora "gostosamente".

Daniel Savio disse...

Retribuindo a visita.

Bem interessante o seu texto, sendo que concordo com ele...

Prometo sempre te visitar, está bem?

Fique com Deus, menino VDJ.
Um abraço.

Cacau disse...

Bom!!!!
História no meu entender são reflexos da alma que abre portas sem sair.
Bom final de semana.

Larissa disse...

É...
mas uma hora ele comça!
É ártir pra luta :P
=*

Nathália Monte ;D disse...

cara q texto bom!atualiza mais ..quero mais kkk
beijO

Alberto Pereira Jr. disse...

adoro uma história bem contada.. pode ser novela, nobel de literatura, best-seller.. desenho.. ou fofoca.. rs

:P

:.tossan® disse...

Essa alegria, que me põe cativo,
colheu-me, um dia, morto... e agora eu vivo. *Furlam Naeto*

Abraço. Bom texto!