... | translate | to | your | language | ...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Encanto e Des-Encanto





Tem horas que o silêncio é a melhor forma de agir em determinadas situações. Às vezes confiamos nas pessoas que nos abraçam, dão tapinha nas costas, nos incentivam, mas algumas delas não sabem a hora de ouvir, de analisar, de pesar o que realmente importa: a essência. Todos temos temperamento distintos, só que muitas vezes o ego auto-suficiente faz com que esqueçamos de perceber a hora de recuar, de ouvir o outro lado, de ceder, de confiar, de fazer valer um sentimento que precisa ser cultivado, respeitado e alimentado todos os dias: a amizade.



Encantamos-nos com o novo, com o que ele pode nos proporcionar, mas não podemos esquecer que os bons e leais amigos estão lá para nos prestar qualquer ajuda necessária, seja simplesmente dando uma oportunidade de ser ouvido. Balada, barzinho, isso é coisa de quem prefere viver só - mesmo sem perceber, comprando companhias para dizer que está bem acompanhado. Eu não preciso disso e nem procuro algo do tipo.



Acreditar em tudo o que se vê na primeira impressão pode causar alguns transtornos e as vezes sérios prejuízos, pois nosso ego torna-se frágil, pequeno e insignificante, nos deixando encantar pelo que pode ser perigoso. Valorizar o que é bom, correto e fundamental é tão difícil para as pessoas... mas ainda assim, simples. Elas que não querem assimilar isso.



Escrevo tudo isso meio sem explicação pelo fato de presenciar indiretamente uma cena tocante, onde a vaidade, o orgulho de certas pessoas causou frustrações e rancores em outras. Não preciso entrar em detalhes, até porque não vem ao caso, mas é de se deixar indignado quando um lado não consegue se defender porque o outro não quis deixar, por pura vaidade, infantilidade e conveniência. Direito de resposta? Não houve. Deveria quando havia – pensava eu - unidade e compreensão, o que não foi.



Fim de ciclos, início de outros. Eu disse uma vez que é difícil crer em crenças – de fato é mesmo. Disse também em outro texto mais antigo que me decepciono muito com o ser humano, que cada vez mais se torna mesquinho, individualista e que o que interessa mesmo é apenas seu benefício próprio. Me dói tentar ser coeso nas palavras para poder ser entendido aqui, pois muitos dos que lêem aqui não deve estar entendendo nada.



Mas deixo um recado a quem tem amigos fiéis e leais de coração, sem interesses dissimulados: preserve-os. Não deixe de ser você mesmo, tendo suas convicções, qualidades e defeitos, pois se eles realmente amam você, seus valores não vão prejudicar a relação. Isso também vale com você, pois seus amigos também têm princípios e valores diferentes – e você os ama mesmo assim, respeitando-os. Porque algo os une: sintonia. Essa chave de ligação não precisa ser desfeita quando algum atrito houver, uma vez que um bom diálogo de mente aberta e cabeça fria pode ser a melhor alternativa para uma resolução.



Aos que o decepcionou, só lamente a falta que VOCÊ fará a eles, já que quando se tem a consciência tranqüila de que seus argumentos são válidos e embasados, o resto é conversa mole de quem tem medo de ouvir o que não quer, só falando o que quer.


.


.


.

9 comentários:

Unknown disse...

Algumas pessoas são pontos, outras são virgulas, em nossa vida.
Azar das virgulas que esquecem o quanto é prazeroso dividir histórias e histórias com amigos de verdade.

Daniel Savio disse...

Bem, desejo melhoras (apesar de que pelo o texto entender que você está decidido e correto na decisão tomada)...

O texto que postei lá no Tesouro do Lixão não tinha uma ligação contigo, mas se você quizer, pode pega-lo...

Fique com Deus, menino VDJ.
Um abraço.

Ana Regina disse...

Ei mano lindo!
O lugar comum, "Viver é correr riscos" é clichê mas...
A vida é além de muitas outras cositas...infinitos outros "pontos" de "Encontros e Desencontros"...
Ninguem é perfeito!
Bjs

Ana Regina disse...

Mandei dois comentarios...
Ve se publica so um ta?
Bj

Adriel disse...

Amizade, ja cultivo a 8 anos , essas duas pessoas especiais em minha vida...

da para entender nem que seja um poco mas da sim...

Grande Abraço Guri!

Unknown disse...

concordo com vc...muitas vezes me calo para nao falar o que nao deve...sempre sera o melhor remedio....


abraçao

Eri disse...

as vezes o silencio é importante, mais até que palavras

Iva da Silva disse...

Humanos são falhos, e assim como nos decepcionam ,decepcionamos também...percebendo , ou as vezes, sem nem percebermos ! bjs

railer disse...

cara, infelizmente é algo com a qual a gente tem que aprender a lidar. existem amigos e existem colegas. tem que saber diferenciar.