... | translate | to | your | language | ...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PVH




Dia 6 de agosto (neste ano de 2009 caiu numa quinta-feira) é feriado estadual aqui no Acre [Revolução Acreana]. E como estava cansado das opções de lazer daqui da minha terrinha, enforquei a sexta-feira e fui com mais dois amigos me deslocar por "míseros" 530 km [+ balsa] de carro até a capital vizinha: Porto Velho. Uma cidade com 400 mil habitantes - Rio Branco tem 320 mil. Num português claro, PVH é um pouquinho maior que RBR.



Já a conhecia em outras idas (carro, ônibus, avião) e sempre elogiava a vida noturna daquela cidade, uma vez que as pessoas de lá realmente gostam de se divertir. De fato gostam mesmo, pois às 7h da manhã de domingo alguns bares ainda estavam com um considerável número de bêbados, ops, pessoas consumindo bebidas alcoólicas. Enfim... nada contra!

V
amos lá:

C
omo aqui em Rio Branco ainda não dispomos de um shopping center [previsão de abertura daqui a um ano - tomara], Porto Velho saiu na frente. Mas e daí? Um shopping? O quê que tem demais? Bom... não sei vocês, mas eu gosto de "bater-perna" em shoppings [saudade de SP], olhar vitrines, fazer compras, ir ao cinema, comer um Mac, tomar um café, enfim... lazer urbano. Embora não seja um shopping onde você se perca, mas o tamanho é bem razoável, assim como sua estrutura e decoração interna são agradáveis e confortáveis. Depois de 6 horas entrando e saindo em lojas, comprando (ou querendo comprar), comendo, tomando sorvete e quase tomando um café (não tinha chantilí ¬¬), pegamos o caminho do hotel, pois a noite estava só começando.

P
orto Velho não é uma cidade difícil de se locomover (de carro), uma vez que sua estrutura física oferece ruas largas, em sua grande maioria de mão única e as vias duplicadas com poucos buracos (sério!) têm um fluxo bom, mesmo em dias úteis no horário de rush. Porém a falta de sinalização indicando ruas principais, avenidas, bairros, pontos turísticos (?), centro cívico e pontos de referência não fica nem a desejar, pois nem o mínimo disso você encontra. Só escapa mesmo uma placa quando se chega na cidade indicando o acesso à Porto Velho, a continuação da BR-364 sentido Cuiabá [MT] e o retorno para Rio Branco [AC]. Eu, escaldado, levei um pequeno mapa impresso no google earth com a localização do hotel onde ficamos e de alguns pontos a serem visitados... senão teria voltado pra Rio Branco e gastado dinheiro de combustível à toa. Ah... sem falar na falta de conhecimento dos próprios moradores, que não sabiam indicar a direção certa para algum local onde queríamos chegar. Não se vê pontos de ônibus - alguns postes com a plaquinha identificando e olhe lá. Mal se vê ônibus circulando na cidade, policiamento é ínfimo e a limpeza pública é duvidosa - ainda bem que não precisei de transporte coletivo. Sem falar nos poucos semáforos [alguns com defeito em cruzamentos movimentados] e na temperatura local. Eu sempre digo aos meus amigos que residem em outros estados/países que Rio Branco é uma cidade quente, mas a capital vizinha supera no quesito calor em excesso. Pra vocês terem uma idéia, a temperatura externa só vai reduzir após as 3h30 da madrugada. Já pensou? Rio Branco pode ser quente como for durante o dia, mas a noite temos uma temperatura agradável e uma brisa durante toda a noite. Porto Velho é pouco arborizada e tem um clima um pouco seco, com muita poeira e pouco vento - o que a torna abafada. Pessoas, não estou escrevendo aqui para depreciar a cidade. Por mais que Rondônia tenha dado incentivo às indústrias para o desenvolvimento do Estado, a sua capital ainda tem muito o que melhorar. Então, é levando no bom humor que estou fazendo essas observações, ok! Sem ressentimentos.

A
noite de sexta-feira estava só começando e saímos para a balada... ¬¬ Somente uma casa noturna (com música eletrônica) estava aberta e com preço do ingresso meio salgado (R$ 80,00), pois ainda teríamos a consumação mínima lá dentro. ps: Antes fosse uma The Week-SP  para poder ter um status de hype e cobrar um valor desse! Na mesma região ficam os barzinhos da moda e optamos por tentar conseguir uma mesa em um deles... sem chance. Descobrimos uma casa de strip-tease nas redondezas e fomos lá, uma vez que fazia um bom tempo que não entrava num lugar desses. Visão curiosa do local: caminhoneiros, gente tosca e gente "normal" - grande parte consumindo muita cerveja - em volta de um minipalco com um poste (sim, mas não era o da Alzira) onde as "beldades" se apresentavam em danças pra lá de sexuais, usando o poste como um falo erótico, pois pole dance mesmo eu não vi (saudades da Alzira). Uma delas fez um show à parte, circulando nas mesas com posições que fariam a ginasta Daiane do Santos ficar com inveja. Depois da "apresentação" da quinta garota, - era só o começo da noite! - revolvemos pegar o caminho de volta para o hotel descansar. Muita emoção para uma noite só.


D
ia seguinte optamos por tentar conhecer os balneários próximos à cidade [outra fama que faz PVH ser conhecida]. O mais famoso estava fechado devido ao rio ainda estar cheio e sua cachoeira impossibilitada de visitas. Achamos um "balneário" com um lago cheio de peixes e patos... a diversão foi dar migalhas de biscoito e cinzas de cigarros para ver os peixes pulando da água, pois tomar banho lá... é porque não dava mesmo! rsrs

A
noite chegou e os embalos de sábado a noite estavam só começando. Rodando pela cidade vimos muitos bares, botecos e tosqueiras e concluímos: onde tem cerveja o povo está consumindo. Fomos tentar outra casa noturna, que estava aberta [aleluia], nossa recepção foi ver dois seguranças levando um rapaz com o nariz ensangüentado para fora da boate. Pense... se foi assim na entrada, imagine lá dento! rsrsr - Bom, a casa não é lá grande coisa... tudo preto, sem conforto e bem quente - mais do que la fora! - o som não me surpreendeu, uma vez que todas as músicas que ouvi lá eu já tenho no meu case de cds. Quando tentei dançar um pouco, vejo uma aglomeração perto de mim e um circulo formado: duas garotas se pegando no chão, onde os seguranças demoraram a desatar o nó pois uma não largava o cabelo da outra. Não me controlei, tive que rir dessa baixaria. Depois de um hora num calor infernal, uma vez que os condicionadores de ar splits, assim como os exaustores eram como pingüins de geladeira, resolvemos tomar um ar e não retornamos, pois já tinha visto demais para uma noite só. E olha que eu queria só me divertir.

D
omingo chegou e a estrada nos esperava após o almoço... antes de pegarmos os 530 km + balsa sentido oeste de volta pra casa, ralamos para achar gelo em cubos e uma loja de conveniência que oferecesse algum lanche ou derivados, refrigerante e água para levarmos no isopor no carro - perdemos quase uma hora só em procurar algum lugar aberto - a cidade já não oferece muito, e neste domingo eu me senti em dia de finados, pois quase não vi restaurante aberto ou lotado em pleno dias dos pais! Em meio ao quase insuportável calor Rondoniense, seguimos viagem com muito protetor solar até a famosa balsa do Rio Madeira com Abunã... apesar de ainda não ser território Acreano, mas a proximidade com a terra natal [ja estávamos na metade do caminho] já fazia nos sentir em casa, pois tinha vento!

Tirei uma conclusão muito verdadeira sobre isso tudo: não vou reclamar mais das opções de lazer, do clima, das baladas e da estrutura física e turística da minha cidade, uma vez que viajar para um lugar que não te oferece mais que apenas um shopping center, realmente é melhor consumir/gastar por aqui mesmo. Não posso fazer uma lista de comparações, pois mesmo com todas as mazelas que a minha cidade (infelizmente) ainda tem, ainda prefiro residir nela do que na capital vizinha - que no máximo utulizarei como um passeio para compras, quando não houver opção melhor.

N
ão vou mentir... Queria me sentir o Álvaro Garnero pra poder dizer que esse passeio foi marcante. Foi bom pela aventura, pois viajar mais de 1.000 km de carro não é mole não. Meu bolso soube muito bem disso. rsrsrs




Mas em breve [espero eu] estarei contando sobre a minha próxima viagem para algum lugar perdido nesse estado / país / planeta / universo !!

.



.


.

14 comentários:

Rafael Abreu disse...

Se eu fosse ai iria querer conhecer os puteiros da regiao kkkkkkkk será que lembram os da rua Auguista, ou estao mais para os do porto de santos?!? kkkkkkk adoro essas cidades pequenas....

Anônimo disse...

Nossa.Perdi quase todo o animo de ir a Pvh.Ainda bem que tenho alguns motivos mais nobres pra aparecer por lah esse proximo feriado.Juntando com o Shopping,acho que dá pra render alguns bons momentos .Otimo texto ;*

Mauro H. disse...

Noossa, que sorte a sua hein,
eu tb me desiludi dessa que a diversão e a noite acreana não são boas, ahaha são as melhores pra falar verdade, ahaha que nem diria vanessão aqui o babado é certo , rs

Sheila disse...

Bem feito! Não sei o que tu foi fazer lá... Tenho birra daquela cidade, não viajaria nem 1km (se fosse essa a distância). Semana que vem vou fazer uma viagem de uns 3.000 km pra um lugar maravilhoooooooso. Sabe onde é? Vai ter um tempinho pra mim?

Beijo!

Luca Harzög disse...

Eu gostaria de saber onde é que estão as ruas bem consevadas... Acredito ke vc deveria ter caminhado por lá, onde a calçada é ocupada pelo lixo e vc tem que dividir as ruas com os carros. É algo como um turismo de aventura na cidade... Sem contar as paradas de ônibus, que você anda uma eternidade para encontrar uma e acaba se convencendo de que teria sido melhor você ter ido a pé ao invés de tentar pegar o ônibus... No mais, a "sauna dançante com os splits de enfeite" é uma atração à parte para as pessoas que curtem uma diversão mais masoquista. Entretanto, ainda existem coisas que salvam, como o pub "Informal", que além de ser aconchegante, ser frequentado por pessoas legais, faz você esquecer um pouquinho do suplício vivido lá fora...

Unknown disse...

Hhuashuahsuhas
Cara lá nenhum lugar pra mim é interessante, nem a noite. Soube disso soh por passar pela City não me agradou... Não mesmo!!! Vc teve muita disposição! Odeio estas cidades pequenas. Foram minha capital é claro! Pq aki posso. kkkkkk

Anônimo disse...

Bom saber que estamos em uma cidade em que as pessoas ainda saibam se localizar, seja menos suja que PVH e as baladas apesar de rotineiras não tem muitas aberrações =D

Anônimo disse...

Menino que piada isso.
Como te falei no msn, foi parecido a minha visita na boate de strip. huahhauha
Quanto a sua viagem em si foi meso uma decepção!!!
bju!!

Iva da Silva disse...

Puxa ..que passeio que rendeu ! Muitas coisas para contar,caramba!

railer disse...

valeu por compartilhar sua viagem com a gente. foi legal saber um pouco desses lugares.

railer disse...

por que você só deixa uma postagem por vez na página principal?
se deixasse mais seria melhor pra ler e comentar!

Tchu Mendonça disse...

Égua mano, vc disse tudo... eu morei lah por 17 anos, afff.... quase que perdidos.... acho que soh uma coisa lah supera outras... mas enfim... agora doido vc precisa conhecer o Pará,,, ééégua... aqui é bom demais.. muito lhindo... rs... tudo meio longe demais, é verdade, mas é muito bom... principalmente a vida noturna, não que eu váh nos puteiros da vida, não mesmo, longe de mim, mas sempre vemos alguma coisa passar... rs... seja ela de 1.49 de altura ou mesmo de 1.90m... kkkkkkk.... chega a ser assustador... confesso!!! Mas é legal, como diriam os Roceiros, é melhor que frango... kkkk /// Saudades de vc amigo... amo tu peste!!!!

Unknown disse...

ÓTIMO! ÓTIMO!
E eu que estava encucada para "ter que conhecer" a capital vizinha, no hay mais pressssaaa Patrício!!!!!
ahahahahhahahahah

Daniel Savio disse...

Cara, haja viagem, mas não tirou nenhuma foto desta viagem?

E não ocorreu nada maneiro durante a viagem de barca?

Fique com Deus, menino VDJ.
Um abraço.