... | translate | to | your | language | ...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Freundschaft *



Saindo da pseudo-hibernação...
O geminiano não consegue hibernar... ele nasceu para difundir, para expressar, para ser livre e dormir somente o necessário - mesmo que este quem vos fala/escreve adore uma soneca!


Vamos lá...



Cinco dos intens mais procurados, falados e encontrados pela internet afora são: sexo, artistas, amor, política e... amizade. Pois é... pode ser estranho, ou até piegas algumas coisas que colocarei, mas não to querendo generalizar o sentido dessa palavra - amizade. Quero apenas colocar o que penso sobre esse tema, num estalo de sentidos, sem compromisso, despretensiosamente.

Já diziam que os “amigos são a família que a gente escolhe”. Pois é.
Mas às vezes, essa família também te decepciona, também de irrita, também de maltrata, te esquece, te ignora... mas você a escolheu. Você os colocou em seu coração para partilharem momentos, vivências juntos ou pelo menos em boa parte delas. Essa família, por mais que você a tenha criado ou escolhido, não pode jogar fora como um simples brinquedo que perdeu o seu valor. Muitas vezes os conflitos podem prejudicar um relacionamento que não tem diálogo aberto e esclarecedor. Somos muito chatos, cheios de nove horas, cheios de frescuras que nem sempre acabam agradando a todos... Mas essa família escolhida te atura, te agüenta... porque gosta de você, porque também te escolheu pra ser parte dela. O bom disso é que essa família escolhida pode ser podada, como uma árvore, onde os galhos podres você ou corta, ou os deixa cair por conta própria, se necessário em ambos os casos.

Quem convive com bons e sinceros amigos, sabe que nem sempre os dias estarão claros para todos. A harmonia nunca vai estar em 100%, mas a maioria vai querer que ela se mantenha estável, pelo menos. Falo de amigos mesmo, com o mais nobre significado da palavra amizade. Falo dos que se pode contar, dos que se pode confiar. Algumas pessoas próximas de mim desacreditam um pouco nisso. Mas eu ainda insisto que as não nos encontramos por acaso, não mesmo.

As amizades são como os ventos... alguns apenas nos tocam como uma pequena brisa, às vezes perceptível, às vezes não. Muitos nos chegam como redemoinhos causando certa instabilidade para, depois de um tempo, se esvaírem. E poucos nos acompanham na mesma direção por muito, muito tempo. Em alguns casos, na vida toda, mesmo que percorram caminhos diferentes”.

Mesmo ainda sendo um pouco pessimista com o ser humano em geral, tento acreditar que ainda existam pessoas dispostas a isso, a se dedicar de coração mesmo, não de obrigação por imposição de algo ou outrem, que escolhem seus amigos não só pela afinidade, mas porque querem ter e escolher uma segunda família... de loucos ou não, mas por opção própria.

.
.
.

* Freundschaft = Amizade [em alemão]

.
.
.

6 comentários:

KsA disse...

Muito bonito seu texto, a amizade realmente é a família que escolhemos, e como em qualquer família, existem diferenças e escolhas.E as escolhas revelam quem queremos ser.

Cara de 30 disse...

Todo e qualquer tipo de relacionamento tem problema. Você escolhendo ou não a pessoa com quem está se relacionando. Isso acontece cada vez mais por não termos paciência suficiente e por, cada vez mais, sermos imediatistas. Queremos que uma amizade "renda frutos" imediatamente e não é bem assim que acontece, né?!

Bacana seu texto. Parabéns!

Ruberto Palazo disse...

Voce abordou um tema muito interessante, a amizade. Ouço tantas pessoas falarem que poucas são as amizades verdadeiras, mas como diz o texto, aquelas verdadeiras nos acompanham pela vida toda mesmo trilhando caminhos distintos...
Talvez eu seja masoquista, mas eu nao me preocupo com as brigas, acho elas muito naturais. Encaro da seguinte forma, se brigo com alguem é por que valorizo essa pessoa, coloco meu ponto de vista e quero ouvir o dela, acredito que essas "dificuldades" só aproximam uma relação de amizade apartir do momento que elas possibilitam que as pessoas se conheçam melhor...
Parece estranho, mas sinceramente eu nao perco meu tempo discutindo com pessoas que nao respeito, ignoro pq sei que nada vai me acrescentar ou ao meu amigo...

Maluco eu né? eu sei...rss

Abraços

Cris Medeiros disse...

Muito bom o texto!

Eu já fiz pelo menos uns tres posts falando das minhas decepções com amizades. Definitivamente essa é uma área que não tenho dado sorte! Mas continuarei tentando!

Beijocas

Anônimo disse...

Amigos...tê-los perto é muito bom, mas se os temos longe, é porque mesmo ,e apesar da distância ainda mantemos um elo, e esse elo é o que une pessoas que tem um coração disposto á partilhar,á ter, e ver em outra pessoa alguém que nos é muito especial !
Bjs amigo !

Camila Zanotti disse...

Sorte a minha não???

Te Amo Amigo!