... | translate | to | your | language | ...

terça-feira, 11 de novembro de 2008

PaRáGrAfO úNiCo




Como complicamos nossa vida em meio a tantas coisas simples. A sentença que cada um tem dentro da sua cachola é que nos diferencia uns dos outros... porém somos complicados demais. O poder tem muito a ver com essa complicação, mas não totalmente. Isso sem falar nas burocracias de/do trabalho, do conservadorismo da sociedade, das tradições de famílias, dos conceitos de crenças... nisso tudo cada um quer colocar seu dedo, dizer o que pensa, ou mesmo abster-se para não procurar sarna pra se coçar. Só que, quando somos subordinados [sub = abaixo/inferior], engolimos sapo direto e matamos um leão por dia [com todo respeito aos animais], para se manter no emprego. Quando estamos no poder, geralmente esquecemos dos reais valores que sempre são mais importantes para um discernimento coeso de qualquer situação corriqueira. Valores esses que se esvaem quando não são fincados com atenção no nosso desenvolvimento psicológico, na nossa formação como pessoa, no nosso entendimento como gente, como ser humano mesmo. No geral, o rendimento, seja na situação que for, pode ser afetado quando a cobrança é excessiva. Tem quem goste desse tipo de situação [de pressão/correria], mas garanto que a grande maioria prefere uma boa convivência e uma energia equilibrada, seja no trabalho, seja em casa. Conseqüência: o corpo padece. Às vezes essa “máquina” pede socorro dizendo “calma, que não sou de ferro, nem de titânio, muito menos de adamantium!”. A ambição faz parte do ser humano. Até aquele que se contenta ou se está satisfeito com o pouco que adquiriu a tem, pois mesmo com esse pouco, houve ambição em conquistá-lo. Os grandes querem tudo, passando ou não por cima do que for. De certa forma, tenho medo do ser humano. Somos tão imperfeitos que, por uma mísera coisa, podemos criar situações absurdas, prejudicar pessoas, romper valores, anular felicidades, desequilibrar energias... embora que ainda tenha todas as qualidades possíveis. Precisamos sonhar, mas não conseguimos, porque hoje os pesadelos são vistos à olhos abertos. Precisamos nos libertar, mas a gravidade não deixa. Precisamos de paz, mas já parou pra pensar que nós mesmos procuramos os conflitos? Tente escolher o seu caminho no meio desse desatino. Consegue?





.
.
.

11 comentários:

Tchu Mendonça disse...

É engraçado como a vida gira em torno de um mesmo tema, faz tempo que venho percebendo isso... O mundo interligado no mesmo processo, onde vivemos a mesma situação de "N" formas diferentes!!! Essa semana ouvi algumas pessoas falarem da mesma coisa, claro que, cada uma a sua maneira... Para pra pensar é visualizar o que não se pode ver. Adorei seu texto me fez refletir... velhos tempos de filosofo... abraços

Anônimo disse...

É...feliz de quem consegue..em meio ao " caos " ter a calma, o equilibrio..a cabeça fria !
Somos diáriamente cobrados, exigidos...e lá estamos nós...!Nosso corpo, que não se sente máquina, dá sinais ..de que é de carne e osso e que tem SIM limites !

CL disse...

Nunca penso que há um caminho errado, na verdade, mesmo aquele caminho não dando a lugar algum, a gente faz dele verdadeiro e proveitoso a medida que "passa".

bjos e seja bem vindo a minha cafeteria...

Cris Medeiros disse...

Eu simplesmente não funciono pressionada. Preciso de uma relativa calma e tempo pra realizar qualquer coisa na minha vida. E nesse sistema que vivemos, ter essa característica não é algo muito positivo, sei lá...

Obrigada pela visita!

Beijocas

Cara de 30 disse...

Escolher o caminho faz parte dele... E é uma das partes fundamentais desse caminho. A escolha vai te direcionar para quase um "certo ou errado", muito mais do que, simplismente, direita ou esquerda.

Sobre a pressão há um fato engraçado. Trabalhei com uma pessoa que não funcionava de jeito nenhum sob pressão. Ele era meu subordinado direto e quando resolvi testar o cara sob pressão, ele não conseguiu tomar NENHUMA decisão correta e se tremia todo... Que isso.

Parei e falei pra ele: "senta e se acalma... pensa no que fazer e em como fazer... depois, simplismente, faça". Nem assim deu jeito. Quando tinha pressão, eu tinha que assumir tudo. Acontece.

Abraço, obrigado pelo link e estou retribuindo, ok?

Unknown disse...

Em nosso mundo globalizado, as pessoas sempre correndo, buscando, procurando algo para se sentir felizes, e no fundo sentem um vazio... As vezes por escolhas mal sucedidas,por caminhos trilhados e que no final o resultado não foi esperado, mais tudo faz parte de um aprendizado, que com nossas escolhas podemos ser mais fortes, e assim deixar os atalhos da vida e atravessar o " Arco-Iris onde está o tão sonhado porte de ouro"...

Te desejo o suficiente

Cuide-se Amigo

:.tossan® disse...

Bom texto! Aqui também tem u belo pier pra sair um pouco da rotina. Abraço

Ruberto Palazo disse...

Dificil dizer o que motiva-nos a fazer algo, creio que cada um tem suas próprias motivações impulsionadas pela busca da felicidade, "sentimento" tão vago e pessoal que seria impossivel defini-lo. Mas assim somos nós, e costumo acreditar que somos responsáveis pelos nossos caminhos, pelas nossas escolhas. Repudio aqueles que dizem nao ter outra escolha, sempre temos outros caminhos. Assim como também repudio aqueles que levantam a voz para falar de uma ação positiva como justificativa para ter credito de cometer escolhar erradas. Escolhas existem diversas, devemo ser corajosos para assumir as consequencias que elas nos trazem.

Abraços

Pod papo - Pod música disse...

Eu odeio trabalhar sobre pressão e já saí de emprego por causa disso. Para mim, a pior conseqüência que essa vida acelerada pode causar, é o rompimento de valores pessoais. Eu acho que nossos valores pessoais devem estar acima de tudo, acima de pressão do chefe, acima de ambição, acima da nossa carreira, eu sempre coloco em primeiro lugar os meus valores pessoais.

Beijão!

Pétala disse...

Vc descreveu de maneira correta, a vida é complexa mesmo e depende muito dos valores adquiridos de cada um, de sua ética e de seu compromisso interno... o poder é desenfreado, concordo...o mundo mudou bastante ou seja as pessoas mudaram, hj o egoísmo impera.

Muito bem colocado, adorei te conhecer.

bjos e ótimo fds!

D.J. Dicks disse...

Por essa e outras que eu nunca trabalhei na vida, mas tudo tem sua hora e seu preço.