... | translate | to | your | language | ...

terça-feira, 28 de julho de 2009

A vida as vezes nos prega cada peça...




Por acreditarmos que as coisas podem ser diferentes, muitas vezes encaramos desafios que, pelo fato de ser novo, curiosamente interessante, a gente acaba se jogando pra ver aonde isso vai dar.

Chato é que acontece com muita frequência às pessoas, pois todos nós sonhamos sempre com algo melhor para nós mesmos. Alguma coisa que nos faça sentir seguros, que nos faça dormir mais tranquilos, pois a sensação de proteção nos conforta e nos acalma.

Mas não... quase sempre é tudo ilusão!

Quando pensamos que achamos um porto seguro, em meio às tentativas frustradas durante a vida. Esse porto é como uma areia movediça, algo que aparentemente poderia ser seguro começou a afundar.

O fato é que, quanto mais decepções a gente passa durante a vida, mais calejados e desconfiados ficamos diante das coisas, das pessoas, de tudo o que aparece em nossas vidas. E fica difícil acreditar que "pode ser diferente" da próxima vez.

Não que eu me esconda num casulo, com medo de tudo e de todos... mas infelizmente fico descrente das pessoas que se aproximam, pois nunca saberei o quanto poderei abrir espaço para elas entrarem na minha vida, uma vez que os interesses delas podem ser cuidadosamente dissimulados (ou não, vai saber).

Ainda acredito sim, mas nas pessoas que me amam/respeitam, aquelas que estão comigo (perto ou não) já há algum tempo - pois fizeram por merecer. Abrir espaço para as novas é uma tarefa difícil, uma vez que a desconfiança vai ser latente até ela me provar, depois de um bom tempo, que vale a pena fazer parte da minha vida.

Sejam em crenças, amigos, relacionamentos, família, trabalho, enfim... há uma possibilidade de você se encantar ou se decepcionar em algum desses itens. No trabalho, confiar é um risco, pois alguém pode querer puxar seu tapete. Família é uma fábrica de loucos e nem sempre se pode confiar (eu que sei). Relacionamentos e amizades são como plantas frágeis, ou seja, o cuidado diário é fundamental. Agora crenças... enfim... é algo que está difícil é crer que posso crer em algo.

A escolha foi minha... experimentei. Aprendi que posso ver que eu errei por que eu quis errar. Me lasquei, me decepcionei, mas foi bom pra ver que mais uma vez eu tentei fantasiar que poderia ser diferente. Hoje estou cada vez calejado, porém ainda vivo.

Não dou isso como conselho... mas se você quer experimentar a vida, as pessoas? Vai lá! Cada um aprende e tira as conclusões por conta própria de acordo com cada resultado obtido. Quem sabe você dá sorte!



.


.


.

11 comentários:

Larissa. disse...

Ahh eh a vida eh assim. Cheia de caminhos tortuosos, pessoas que nos levam pra baixo, problemas e doses de alegrias.
Infelizmente, ou nos acostumamos, nos adaptamos, ou nada.

bjs
;**

Rafael Abreu disse...

Poxa, eu sei que as vezes é dificil continuar acreditando no ser humano... mas é preciso... é preciso ter fé que existam pessoas boas, que exista um amor perfeito... e que exista amigos que vc pode entregar a vida e que eles nunca te decepcionaram... pqse vc naum acreditar em nada disso... a vida fica sem sentido!

Atreyu disse...

“...A escolha foi minha... experimenteei. Aprendi que posso ver que eu errei por que eu quis errar. Me lasquei, me decepcionei, mas foi bom pra ver que mais uma vez eu tentei fantasiar que poderia ser diferente. Hoje estou cada vez calejado, porém ainda vivo...”


Mantenha-se sempre assim, já saber que tentou vale muito! É impossível não se decepcionar com algumas pessoas mesmo, parte por causa delas e parte por nossa culpa de fazer expectativas exageradas.

Luca Harzög disse...

Bem, não sei se eh chover no molhado, mas eu digo que também sou de arriscar e não perdi a crença nas pessoas...

É dificil a dor que a gente sofre quando é decepcionado, mas ao mesmo tempo, toda a felicidade que a gente passou, todos os momentos, os sonhos delirados, os momentos de embriaguês, tudo isto faz com que estes momentos de tristeza e decepção valham a pena ("Tudo vale a pena, se a alma não é pequena", já dizia Fernando Pessoa).

Enfim, como guia de minha vida, faço o ke a música Amarantine da Enya diz: You know love may sometimes make you cry/So let the tears go, they will flow away.

Abraços, amigo!

Unknown disse...

Sem dúvidas, o texto é racional. MAs que deve ser chato você viver desconfiando, isso é. Isso também me acompanha... :(

Juss disse...

Isso se chama EVOLUÇÃO! E se não deu certo, desculpe! Você vai passar pelas mesmas coisas novamente, até aprender.

Nando ;~ disse...

O pior é que realmente a vida é assim, e em alguns momentos nos deixamos levar fazendo um bom retrato de algumas pessoas que so se aproximam pra nos derrubar, porem Deus é mais (independente de qualquer religião), nele sim podemos confiar plenamente e em nós mesmos. Quanto mais desilusão, mais se aprende, mais forte ficamos, e menos erros cometemos. Mas o segredo é não se deixar abater, levantar a cabeça e sempre seguir em frente... Um grande abço meu querido!

VÍTOR FARIAS disse...

Eu li, querido, eu li...

Anônimo disse...

"O fato é que, quanto mais decepções a gente passa durante a vida, mais calejados e desconfiados ficamos diante das coisas, das pessoas, de tudo o que aparece em nossas vidas. E fica difícil acreditar que "pode ser diferente" da próxima vez."
Concordo plenamente com tudo principalmente isso que destaquei.
Mais a vida é assim, e como já dizia Cazuza: "Faz parte do meu show, meu amor.."rs
Faz parte!!rs
bju!!

Iva Silva disse...

Não podemos mesmo viver nos escondendo, por medo de nos decepcionarmos. Infelizmente uma hora irá acontecer,ainda bem que SEMPRE tem quem seja verdadeiro , leal, que compensará, por aqueles que não conseguem,ou não querem ser assim !

railer disse...

cara, infelizmente a gente tem que passar por isso. tudo ocorre por tentativa e erro, não tem outro jeito. a esperança é que uma hora a gente acerta.
mas se ficarmos com medo de tentar e se decepcionar, poderemos estar deixando passar alguma bela oportunidade.