... | translate | to | your | language | ...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

FaNaTiSmO - A invasão da fé




FIFA REPREENDE COMEMORAÇÃO RELIGIOSA DO BRASIL NA ÁFRICA
A comemoração do Brasil pelo título da Copa das Confederações, na África do Sul, e o comportamento dos jogadores após a vitória sobre os Estados Unidos causaram polêmica na Europa. A queixa é de que a seleção estaria usando o futebol como palco para a religião. A Fifa confirmou à Agência Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.
Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção brasileira fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer... (continua no link)




Agora é aqui comigo!!!

A questão aqui não é condenar a atitude dos jogadores... mas usei o texto apenas como link para escrever o texto a seguir.

Bom, ja não bastam as reuniões com horas e horas de cultos, vigílias e sei-lá-o-que mais que as religiões fundamentalistas [aquelas que acreditam que só elas são as "perfeitas"] e algums outras vertentes vem invadindo o espaço comum a todos. As tradições e as práticas religiosas são componentes do chamado "fundamentalismo" que caracteriza o fenômeno do fanatismo nos dias atuais. Não é por outra razão que os autores afirmam que o fanatismo religioso (do passado e do presente) é denominado de “choque de civilização” ou “choque de religiões”. O fanatismo caracteriza-se pelo “excesso de zêlo na defesa de certos ideais religiosos dando margem para alguns assombrosos banhos de sangue ao longo da História”.

No dia-a-dia isso incomoda - e muito! Não sou obrigado a ouvir musiquinha gospel dentro do ônibus porque um fielzinho quer ouvir no último volume do celular dele - e sem fone de ouvido. No trabalho, pelos corredores um ou outro "colega" entrega um convite para um culto ou mesmo na cara de pau, tenta converter alguem mais influenciável. Não sou obrigado a ouvir s os gritos de um pseudo-líder religioso, pois me nego a chamar um cara desses de pastor, uma vez que eles não têm titulação nenhuma oficializada, nem sequer o direito de extorquir dinheiro de pessoas fragilizadas que se deixam levar pelas palavras de incentivo, colocando sonhos de uma vida melhor se for pago (cobrado religiosamente) 10, 20 ou 30% do - na grande maioria o mísero e suado - salário mensal.

Enfim... não to julgando, nem questionando a honestidade dessa classe, pois quem frequente esses locais que tire as suas. O que me irrita é a falta de bom senso desse povo que acha que vestindo a camisa do 'exército de Jesus', ouvindo o sonzinho gospel e colocando justamente em ambientes coletivos para tentarem "lavar o cérebro" com músicas de "incentivo", de "adoração", de fé [?], de que a vida pode ser melhor...

Ah... balela!
Não trabalhe não pra ver o que acontece!

Quem tá riquinho mesmo com a vida ganha é o dono da TV Record, que com os grãos colhidos regularmente pelos fiéis, futuramente vai pagar 3 milhões mensais para um apresentador do SBT em 2010. Imaginem o montante somando os salários dos demais astros da casa.

Que lê deve pensar... esse cara (eu) é louco, só fala mal do povo, das coisas... deve ser um mal amado, um revoltado! Mas gente, o que posso fazer se esse povo non-sense está caminhando para uma guerra santa. Pois para cada religioso imaturo que quer defender o seu e discriminar o outro, tem outro imatuto idiota que cái nessas idéias mal interpretadas. É quase sempre assim.

O mais cuiroso disso tudo é que... as religiões/crenças que utilizam da bíblia [edição novo testamento] tem visões diferentes das mesmas citações... e parece que há um "Deus" para cada uma delas, pois uma está sempre recriminando a outra, tentando ser convincente suficiente para ser a 'mais correta', a mais 'fiel' às palavras escritas lá. Isso porque não citei os gritos [e berros] fervorosos, como se quanto mais alto o "cara do microfone" falasse/gritasse,/berrasse, melhor seria ouvido pelo povo la de cima. Aí vem os seguidores, gritando junto e vira aquela bagunça só. Sei disso, pois infelizmente ja morei na frente de uma igreja dessas... ô experiência ruim! Prefiro aguentar os gritos desafinados do vizinho tentando cantar mpb no videokê. Aí depois de 2 horas de culto à alguma coisa, saem satisfeitos, leves e encorajados pra enfrentar mais um dia [seguinte] de trabalho. Só que, de que adianta ser fiel à uma crença, se já na saída começam as fofoquinhas, as picuínhas, a má-educação da grande maioria que suja a imagem dessas crenças, pois a minoria leva mesmo à sério e respeita as diferenças de pontos de vista.

Lá vou eu de novo... gente é ponto de vista pessoal.

Não condeno crença nenhuma, nem a atitude dos jogadores no campo de futebol! Só não tolero fanatismos [como o noticiado na matéria acima] e invasão de gente que se acha superior, "eleita" pelo divino espítiro santo e que pensa que pode fazer tudo, esquecendo que há outras pessoas com pensamentos diferentes, discordantes e que merecem ter seus espaços respeitados - melhor dizendo - cada um no seu quadrado. Nada contra você crer no que melhor convém , no que te faz bem [sem fanatismos ou ideologias non-sense]... mas me obrigar a fazer parte, acreditar ou seguir, aí a história é outra. Ja tenho meus pontos de vistas bem esclarecidos.

Vamos estudar um pouco de História geral, dos povos, civilizações, um pouco de Ciências Sociais, Antropologia, Política e Sociologia [até o velho testamento, tá valendo] e ver que a realidade é muito mais dura do que se tem idéia. Agora, ficar acreditando que marcar presença toda semana nessas casas de fé para dizer que pertence a esse nicho e bater no peito dizendo com toda a hipocrisia possível "eu vou pro céu"... sei não, ó!



Ok por hoje!



[]'s

.

.

.

9 comentários:

Unknown disse...

Não tolero a prepotência de um reliogioso em achar que a sua religião é a que o "levará para o céu". Mas acho que um Pai Nosso após uma linda vitória não faz mal a ninguém, ainda mais tomada pela emoção. Adoro futebol! Se eu fosse a FIFA, eu não faria nada (eheh). Quanto aos fanatismos, odeio é a hipocrisia!!!!!!!!!

Atreyu disse...

Eu sou católico, mas não tenho essa frase feita não! Acho que independente do que pregamos o que vale é ser do bem. Ser honesto, independentemente de religião, cor, ... , bla´,blá, blá...
Esse caso aí eu nem entendi muito bem... ò.Ó

DANIEL.PENA disse...

São sim, os fundamentalistas, intolerantes, nefastos, os que desrespeitam toda e qualquer diferença. São eles, aqueles, por exemplo, cegamente contra: à união civil de pessoas do mesmo sexo; à legalização do aborto; e à discriminalização de drogas... Ausência evidente de civismo! Neste caso, que é uma coisa nada democrática, poderíamos estar na China (ironicamente!).

Ingrid Raíssa disse...

goostei muiito do seu pensamento !
e é isso aê ..
sinceridade acima de tudo, superando as criticas ' ashuah'
beem legal msmo ! ;D
tenha uma boa noite !

Larissa disse...

Poxa é muito podre ver isso... tanta guerra e briga por religião?! Não é um tanto quanto irracional?

Vamos ver onde esse mundo vai parar!

bjos
;**

Flavih A. disse...

Eu não gosto de fanatismo.
Principalmente da maneira que é colocado esse fanatismo.
Mas não vejo mal no ato deles ter feito uma oração. Eles estavam agradecendo. Achei um gesto bonito.
Não vi fanatismo nenhum ali.

Anônimo disse...

Arrasou!!!
Idolatria a santo é um erro, idolatria a um pastor também aou a uma religião.
E se não se respeita o livre arbítrio não pode vir de DEus!!
bju!!

Daniel Savio disse...

Concordo que o fantatismo é prejudicial, mas a religião não o é...

Fique com Deus, menino VDJ.
Um abraço.

railer disse...

uma vez li uma coisa que é muito verdade: 'normalmente quem tenta te convencer sobre uma religião não quer te ouvir quando você falar da sua'.