... | translate | to | your | language | ...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mudança no horário: de novo!


Não faz muito tempo o Acre sofreu uma mudança em seu fuso horário: desde sempre, havia a diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília, o que significa que quando em São Paulo, por exemplo, eram 20:00h, no Acre o relógio ainda marcava 18:00h. Isso acontecia principalmente por conta do por do sol nessa parte mais ocidental do país, isto é, respeitava-se a ordem natural de funcionamento do tempo, dia e noite tinham suas marcações temporais bem definidas. Alegando dificuldade de comunicação entre os setores econômicos do norte e sul do país (justificativa plausível até certo ponto) o senador Tião Viana do PT do Acre propôs que houvesse a diminuição dessa "lacuna temporal" entre os estados que tinham as tais duas horas de diferença e o restante do país, regido pelo horário de Brasília. Dizia - se que a tal mudança de fuso resolveria os problemas vários enfrentados pelos serviços bancário e empresarial quanto ao contato com outros setores que paravam de funcionar duas horas mais cedo.

A mudança aconteceu. A despeito de todos os transtornos que ela causou (crianças indo para a escola no escuro da madrugada, visto que acordavam, por exemplo, às 06:00 da manhã, quando sol já havia nascido, tinham agora que levantar da cama no mesmo horário, mas sem a iluminação necessária para fazer de forma segura o trajeto; homens e mulheres trabalhadoras que saem de casa também no escuro, correndo inúmeros riscos - isso sim deve ser chamado de problemas vários - dentre outras situações) a mudança foi imposta, visto que não houve consulta popular antes de seu emprego, e as pessoas passaram a pular da cama antes do galo cantar.


Agora, mais uma vez, nós da região norte mais extrema, nos vemos às voltas com outra possível modificação: "A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que unifica a hora legal em todo o território brasileiro, tornando como referência a hora de Brasília, com três horas de atraso em relação à hora de Greenwich". Isso significa que quando nossos relógios biológico e natural marcarem 4:00 da madrugada já serão 6:00 no relógio oficial e teremos que levantar da cama, pegar nossos carros, acender os faróis para, em alguns casos, chegar ao trabalho às 7:00 quando na verdade serão 5:00. E quem vai de ônibus? Como será? Isso é apenas uma das miseráveis coisas que podem nos acontecer se essa "maravilhosa" proposta for aprovada pelas outras comissões pelas quais tem que passar. É um absurso! Em tese o senador Artur Virgílio tem um pouco de razão, teremos menos problemas, porque dormiremos durante dia e não veremos o destroço da vida acontecer. Santa paciência!


Quero fazer uma proposta, um convite para ser mais exato: visitem Cruzeiro do Sul, município mais ocidental do Acre onde o sol "demora" mais a se pôr. Vai ser ótimo assistir o Jornal Nacional tomando chá da tarde, ouvindo Fátima Bernardes dizer "boa noite" vendo o sol brilhar intensamente sobre as nossas cabeças!


Senadores, vão procurar o que fazer!




Clonei do Vitor Farias



[]'s

.

.

.

8 comentários:

Atreyu disse...

Que sacanagem com vocês isso!!!
O horário desrespeitado é fogo né? Pior é que isso visa só o lado prático da situação enquanto as pessoas são drasticamente prejudicadas!
O Vico e não há nenhuma mobilização pra impedir isso?
Aqui em Maceió já rolou a idéia de um tipo de horário de verão só aqui... não adiantou. A galera se uniu e o projeto foi pro beleleu...
Mas é isso. –QQ³³ para quem cria essas coisas idiotas.

Unknown disse...

Sacanagem mesmo eles nao podem fazer isso....
como q vao ver as coisas da noite com luz do sol...nao exsite...
varias pessoas prejudicando..pq entao nao deixar o tempo certo???

abraçao

Cris Medeiros disse...

Eu odiaria passar por isso, porque odeio horário de verão aqui no Sudeste... Odeio mudanças de horário...

Beijocas

Anônimo disse...

Só tenho uma coisa a dizer sobre essa mudaça de horário...PQP --'



=*

Daniel Savio disse...

hua, kkk, ha, ha, fala sério, mas acho que deveria ter o proprio horário sim...

Pois fala sério sair de madrugada é uma melda...

Fique com Deus, menino VDJ.
Um abraço.

Ivanete da Silva disse...

Ouvi hoje um senador lamentando pelos Acreanos,mas infelizmente, acho que vai ficar só no "lamento"
e nada mais !

Kennon disse...

A única palavra que me veio a mente foi REVOLTA!!! Incrível como existe gente que não tem o que fazer ocupando cargos públicos, criando projetos sem a mínima preocupação com o bem estar e a opinião das classes sociais envolvidas. E olha... tem muita coisa para ser feita pelo país, coisas realmente necessárias, e não um absurdo desses cujo objetivo é só chamar a atenção para a própria imagem do senador.

Danillo Salviano disse...

Olá eu estou com uma promoção no meu blog!

participa lá!

esse é o link da promoção: http://danillocara.blogspot.com/2009/06/sorteio-parceria-com-salesiano.html

at++++!